Dia Mundial do Diabetes

cartaz1 Dia Mundial do DiabetesPontos no Brasil e no Mundo vão se colorir de azul na noite de hoje, para comemorar e conscientizar sobre a doença que atinge, cada vez mais, pessoas pelo mundo.

A data foi escolhida por ser o dia no nascimento de Frederick Banting. Ele e Charles Best foram os primeiros cientistas a conceberem a idéia que levou à descoberta da insulina. O Dia Mundial é resultado de uma iniciativa feita pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o tema deste ano é “Diabetes nas Crianças e Adolescentes”.

Em mais de 50 países, momumentos históricos, pontos turísticos entre outros, vão receber iluminação na cor azul. Entre eles: Eua (12 pontos, incluindo o Empire State Building), Austrália (11 pontos com direito a Opera House e Bell Tower na cidade de Perth), Bélgica, Bulgária, Canadá (Incluindo as cataratas do Niágara!) , Egito, Finlândia, Grécia (no parlamento Grego), Japão, Reino Unido entre outros. Confira a lista completa aqui.
No Brasil, já são mais de 20 pontos confirmados, entre eles o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Elevador Lacerda em Salvador, Torre do Edifício Altino Arantes, Santa Casa e faculdade de medicina da USP em SP. Confira aqui a lista completa.

Para quem ainda pensa “Oh, coitadinha (o), tão novo” é bom se informar sobre a doença, que atinge todas as idades, inclusive bebês. A informação e a educação são indispensáveis para quem tem ou convive com algum diabético.

Com o tratamento adequado, pode-se levar uma vida absolutamente normal. Veja abaixo pessoas famosas que viveram e venceram, mesmo tendo umas hipoglicemias ou hiperglicemias no caminho.

diets1 Dia Mundial do Diabetes

Sharon Stone, Ella Fitzgerald, Halle Berry, Elvis Presley, Dado Villa-Lobos, Elizabeth Taylor, Ernest Hemingway e a cantora Ana Carolina.

Tire suas dúvidas sobre diabetes aqui.

Mas pq um post tão grande?

Pq eu, diabética do tipo 1, orgulhosamente digo que tenho algo em comum com a Sharon Stone, Elvis e a galera aí da foto!

You can leave a response, or trackback from your own site.

18 Responses to “Dia Mundial do Diabetes”

  1. nhock disse:

    Bah, beeelo post!
    E já conversamos sobre isso, é uma questão de hábito e dá total pra ter uma vida normal.
    (:

    Também tenho uma coisa em comum com o Elvis, eu também sou o Rei do Rock.
    wq~çelqw~çelqw~çelqw~çe
    ~çqwle~çwqle~çqwle~çqwle~qwleqw

    Beejo.

  2. Helton Kuhnen disse:

    Ah… agora eu sei pq sempre te achei parecida com Sharon Stone :D

  3. Poxa vida! vejam só!
    Aí, ta vendo… se você não tivesse falado nunca eu ia saber sobre essa sua condição… mas isso prova que você leva uma vida normal e que inclusive, esbanja saúde!

    Só uma dúvida… por que a cor azul?…

  4. cassiano disse:

    tb sou diabetico :) daddy usa aquela “injecao eletronica” de insulina, ainda vou chegar la uhauhauha

  5. ps.: Logo do Fatos Inúteis azul em homenagem ao Dia Mundial do Diabetes!
    ;)

  6. katikuta disse:

    Parabéns pelo post, eu não sabia da data de hoje apesar de ter assim como vc, também essa semelhança com a Sharon Stone! \o

  7. Danizola, mesmo diabética, você é um doce!!!

    uhaushaushaushausha…

  8. Hector disse:

    azul pq é a cor do céu e o céu é da mesma cor no mundo todo
    alguma coisa assim

  9. AmBev disse:

    dani c foi convidada p/ responder um meme lá em nosso blog rsrsrs espero q responda

  10. Roberto disse:

    meu filho completa 3 anos no próximo dia 03, de dezembro, e tem diabetes do tipo 1 assim como voce, alguma coisas sao complicadas, como descartar metade do refil de insulina que ele utiliza, que é tao caro, e achar uma caneta que faça meia unidade, porque muitas vezes uma unidade inteira pra ele é muito, porém, pra ele, isso já é uma coisa normal, já diz quando está se sentindo mal e nao reclama das 3 injeções por dia nem das furadinhas no dedo. Se alguem quiser trocar informações sobre diabetes, entre em contato por e-mail.

  11. SUSTO disse:

    O Dani. E em Porto Alegre é aonde?

  12. Luigi disse:

    belo post =)

  13. Liz na India disse:

    Maravilha de post!!!
    Beleza pura lindona!!
    bjkas

  14. leleobhz disse:

    Poxa, bacana mesmo, e como disseram la em cima, prova mais que a gente não é um ET e que nem devemos mofar em casa pq somos frageis.

    P.s: Diabetico tipo 1 também.

  15. [...] estar perto de ‘ler’ pensamento de paciente – por acaso Números para a gravidez – Lino Resende Dia Mundial do Diabetes – Ah! Tri Né! Solução pública e livre para área médica – [...]

  16. Cintia disse:

    Pessoal, já saiu a versão da campanha pelo Dia Mundial do Diabetes de 2008. Vejam em
    http://www.diamundialdodiabetes.org.br/index.php

  17. Flavia Garcia disse:

    Olá, está no ar o hotsite do Dia Mundial do Diabetes 2008 (http://www.diamundialdodiabetes.org.br/) Se você souber de alguma atividade para este ano e quiser divulgar no site. Entre em contato conosco pelo hotsite. Att, Flavia Garcia Reis – Equipe de Redação da Sociedade Brasileira de Diabetes

  18. [...] de fazer essa revelação, Dani avisa que, em comemoração à data, alguns pontos turísticos e monumentos históricos de [...]

Leave a Reply