Discussão do dia: Lagartixas emitem som? Update

lagartixaa1 Discussão do dia: Lagartixas emitem som? Update

Parece mentira mas não é. Tudo começou hoje cedo quando uma amiga veio me contar que, sem querer, havia matado uma lagartixa e no último segundo de vida, já sendo prensada pelo sapato caríssimo dela, a bichinha “gritou”.

Comecei a rir na hora e ela tentou descrever:

tipo aqueles bichinhos de plastico que cachorro brinca sabe???
| esmagadora de bichinhos indefesos | diz:
aqueles que tem uma especie de apitinho…
| esmagadora de bichinhos indefesos | diz:
é aquele barulho… icon sad Discussão do dia: Lagartixas emitem som? Update

Na hora comecei a perguntar para todo mundo aqui no trabalho se alguém já tinha ouvido tal coisa e, para minha total surpresa, dois colegas comentaram que sim. Eu nunca imaginei essa possibilidade.

Você já ouviu o grito de uma lagartixa ou conhece alguém que seja testemunha de tal fato? Você pode dar uma explicação sobre isso?

Por favor, deixe no seu comentário!

Update: Relato da amiga que pisou no indefeso bichinho:

“Gente a lagartixa sobreviveuu!!!!!! SIMMM!!!!! Cheguei em casa e ela não estava mais no chão da cozinha. Procurei a casa toda e nada! ela não estava escondida em nenhum cantinho! Estava viva!! Depois de ter sofrido com o peso do meu pé no seu corpinho gelado.
Ganhei meu dia icon smile Discussão do dia: Lagartixas emitem som? Update , pode parecer idiota, mas não tê-la matado me deixou MUITO FELIZ.

PS: Eu pisei sem querer nela poque ela estava no chão. Nunca faria isso de propósito”

Menos mal amiga, menos mal….

You can leave a response, or trackback from your own site.

89 Responses to “Discussão do dia: Lagartixas emitem som? Update”

  1. Carlos Hotta disse:

    As lagartixas podem fazer sons sim, principalmente os machos. Eles os fazem para atrair fêmeas ou para espantar inimigos. Quando vc manipula uma lagartixa, ela também pode fazer sons que parecem exatamente com os apitinhos dos bichinos de plástico.

    Só para complementar: não é bom matar lagartixas porque elas geralmente comem insetos e, principalmente, aranhas venenosas.

  2. Letícia disse:

    Putz, nunca reparei, mas vo reparar e depois comento Dani.
    Aqui em casa é cheio de Lagartixa.
    Vo matar uma qlqr dia desses.

  3. cassiano disse:

    uma vez eu vi uma gritar ” sai que esse é meu” uhauhaauhuhauhaauh

  4. Ester Beatriz disse:

    Também nunca tinha reparado não.
    Mas morro de dó quando minha gata resolve jantar uma. :D

  5. Filiphis disse:

    Que maldade matar a lagartixa….Kd o senso de greenpeace? hehe

    Olha eu nunca ouvi largatixa gritar mas sei que mordem. Uma vez uma ficou pendurada no meu dedo por mais de 5 minutos (na época que eu brincava de rancar rabos de largatixa) hehehehe

  6. O som era do ar sendo expelido da lagartixa. Alguém já ouviu um gato/cachorro sendo atropelado? Faz um POW!, parece um grande balão explodindo.

    Poderia, até onde eu sei, ter feito até mesmo barulho de peido.

  7. Sim, elas emitem som. E por que não emitiriam?
    Eu gostava de brincar com largatixas quando era mais novo, são geladinhas. ;D hahaha
    Gostava de ficar com elas na mão coçando as costas e a cabeça delas… *_*
    Fazer o que né gente, criança é criança…

    E apenas completando o comentário do Filiphis, se elas tem boca, por que não poderiam morder? :P hihihi

  8. Tampa disse:

    Poisé Dani, como o Carlos disse.. elas emitem som sim..

    na minha chacara, qdo ficavam uma de frente pra outra saia um som bem estranho..nada a ver com um gritinho..mas sim um som semelhante ao de qdo batemos o dedo na madeira, com um ritimo continuo e baixo..

    sei la..bem estranho de explicar..

    geralmente eram em brigas, qdo duas cercavam um mesmo inseto!

    vi várias vezes..qdo vir de novo vou gravar :P

    bjs

  9. xani disse:

    nossa cara… q bom q vc falou disso
    uma vez aconteceu a mesma coisa comigo
    mas eu estava descalço… entao qnd pisei na lagartixa no mesmo momento ela “gritou” no dia seguinte eu comentei com algumas pessoas pq ateh mesmo eu nunca tinha ouvido largatixa gritar e todo mundo riu de mim bom saber q eu n estava louco
    abraços

  10. Gente a lagartixa sobreviveuu!!!!!! SIMMM!!!!! Cheguei em casa e ela não estava mais no chão da cozinha. Procurei a casa toda e nada! ela não estava escondida em nenhum cantinho! Estava viva!! Depois de ter sofrido com o peso do meu pé no seu corpinho gelado.
    Ganhei meu dia :) , pode parecer idiota, mas não tê-la matado me deixou MUITO FELIZ.

    PS: Eu pisei sem querer nela poque ela estava no chão. Nunca faria isso de propósito!

  11. alexandre disse:

    eu prendi uma na janela uma vez.. ela gritou mesmo, e muito… mais essa num sobreviveu…

  12. vinny disse:

    Eu ja pisei numa,
    Ela de fato deu um gritinho…
    Ninguem nunca acreditou em mim até hj…
    Agora minha vida faz sentido..

  13. Grasiani disse:

    O-d-e-i-o lagartixa. Elas comem mosquitos, ou sei lá o que, mas eu odeio essas coisas. Uma vez eu fui fechar a porta da cozinha e caiu uma no meu pescoço, ainda bem que eu tava de cabelo amarrado, já pensou se ela gruda no meu cabelo? Levei meia hora no banho esfregando x.x
    Mas eu nao ouvi ela gritando não hahaha.

    E eu geralmente uso aspirador de pó pra pegar as lagartixas….

  14. millena disse:

    INTERESSANTE…essa eu n imaginava…lagartixa emitir som…bem,eu tenho pavorrrrrrrrr de lagartixa,horrorrrrrrrrr…alias, é o unico bichinho q eu n colocaria a mão,mas…como defensora dos seres vivos,ja salvei a vida de mts…nunk matei nem permiti q matassem na minha frente

  15. Tatah disse:

    Eu ainda não ouvi uma lagartixa gritar, nem sabia que emitiam som, até pq nunca parei para pensar nisso, bom saber!
    Mas eu não sou muito fã desses bichos não… não sei pq, mas vira e mexe uma lagartixa teima em aparecer de surpresa, geralmente pulando em cima, parece que elas gostam de nos assustar…

  16. TATINHA FERREIRA disse:

    É GENTE É VERDADA SIM.UM DIA DE MANHÃ FUI AO WC P/ ME ARRUMAR P/ TRABALHAR,AÍ,QDO ENTREI NO BANHEIRO,Q PISEI NO CHÃO,OUVI AQUELE GRITINHO E ME ASSUSTEI,PENSEI Q ERA RATO,POIS ELES TEM QUASE O MESMO SOM.QDO ACENDI A LUZ,MEU !ERA UMA LAGARTIXA;ELA FICOU ROXA.COMO MULHER É MEDROSA NÉ!PEGUEI O RODO E MEXI NELA P/ VER SE TAVA VIVA,UFA Q BOM !ELA TAVA E SAIU CORRENDO.AINDA BEM!EU CONTEI P/ O CLAUDIÃO,E ELE NÃO ACREDITOU.AÍ VENDO ESTE SITE ,ME ENVIOU E DISSE Q EU TAVA CERTA .RSRSRSRSRSRSSR.É CLAUDIÃO ELAS GRITAM MESMO!!!RSRSSR

  17. Ju disse:

    Eu estava ouvindo um barulho tipo “toc toc toc” na madeira, continuamente. Tem um armário de madeira do lado do computador… olhei tudo e não achei nada… aí fui falar com a minha mãe, pois podia ser um rato dentro do armário, ou algo parecido. Aí ela disse que tinha arrumado o armário e é meio difícil um rato dentro de casa com cachorro q adora caçar rato… Aí ela disse que eram as lagartixas, pq elas fazem esse barulho, eu fiquei meio receosa pq nunca ouvi lagartixa fazer barulho até hoje!!! rs Fui no google pesquisar sobre lagartixa e achei esse site, que até o comentário do TAMPA BLOG não tinha identificado os barulhos com esse q eu ouvi, o pessoal tava dizendo q dava um grito tipo brinquedo d cachorro… mas o TAMPA BLOG já ouviu olhando pras lagartixas o mesmo barulho q eu ouvi e não vi lagartixa nenhuma!!!
    Ainda bem!

    Abrçs

  18. gesiel disse:

    Eu passo bastante tempo no mato devido a minha profissão, e várias vezes eu já vi lagartixa emitir sons e olha que é bem alto, especificamente na época do acasalamento. fiquem com Deus

  19. Michelle disse:

    Oi Gente!!! Sei que o tema é outro, mas preciso muito da ajuda de vcs!!!
    Hoje estava no serviço, quando minha amiga me chamou desesperada porque achava que tivesse matado uma pobre lagartixa na impressora. Ela foi imprimir um material, até que a impressora deu pane. Quando ela foi tirar a folha que estava enroscada, notou que atrás da impressora onde ficam aqueles “rolinhos” pra puchar as folhas, estava uma lagartixa prensada e o que é pior, viva, sofrendo! Então fui ajudá-la à tirar a lagartixa dalí, mas como a impressora estava quente, ela chegou a se queimar e nessa acabou derretendo a pele dela nas laterais de seu corpinho… Depois de um tempo, com muito sacrifício conseguimos tirá-la de lá e colocamos na sombra sobre um gramado e ficamos de olhos bem abertos pra que nenhum inseto a pegasse para seu “apetiso almoço”. Detalhe: Todo esse tempo ela estava viva, porém respirando com muita dificuldade (deveria estar com muuuuiiiita dor). No que eu fui tomar água, ela sumiu pra nossa surpresa. Estou muito preocupada com a saúde daquela pobrezinha… Ela ficou entre a vida e a morte (mais pra morte do que pra vida). Mas acho que conseguiu se sair dessa, espero!
    Gostaria que me ajudassem, respondendo se a cicatrização da pele de uma lagartixa é rápida!

  20. niza disse:

    genteeeeeeee eu tenho pavor de lagartixa!!!!!!!!!!!! eu nao aguento mais elas estao por tda parte na minha casa!
    elas sao horriveis e nojentas…principalmente as grandes!
    qq eu faço para tirá-las pelo menos do meu quarto????
    bjoss

  21. Jéssica_louquinha disse:

    Uma lagartixa entrou no quarto da minha mãe, e eu tenho muito medo delas, tenho 10 anos, que medddooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!
    Queria saber como a tirar de lá! por favor digamme tou com muito medo!! :(

  22. Marjorie Dupont disse:

    Ah gente, medo de lagartixa, tadinhas elas não fazem nada de mais, ainda por cima comem insetos desagradaveis, eu ouço uns barulhos em casa mas parece de algo raspando a madeira e não batendo, eu acho que são elas, ou será outro bichinho?
    Vamos respeitar as lagartixas e os outros animais também né?!

  23. ana paula disse:

    simm.eu ja sabia..eh orrivel o gritinho dela..
    principalmente elas emitem esse som quando estao se procriando.ai nao gosto nem, de lembrar ;o

  24. Veja a explicação no artigo dela na wikipédia:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gekkonidae
    As pessoas pouco esclarecidas pensam que estes animais são perigosos e venenosos, e por essa razão sempre que as vêem tentam matá-las, o que põe em causa a sobrevivência desta espécie. Um dos meios para ajudar à preservação desta espécie passa pela sensibilização das pessoas para a utilidade da mesma como forma de controlar a população de insetos.

  25. pedro disse:

    oi eu queria saber o que se pode dar as lagartixas para comer e rápido senão desisto disto

  26. Malvina disse:

    Preciso muito da ajuda de um especialista,pois, tenho muito medo de lagartixas é medo com nojo e tudo que possam imaginar,quando aparece uma em meu apartamento fico louca, não tenho coragem de matar alguém tem que fazer isso p/ mim e eu não posso ficar perto pois fico apavorada e apessoa além de matar tem que jogar em outro lixo que não seja o da minha casa eu perco a fome fico com nojo e não como nada durante uns dois dias, minha madrinha vem em minha casa e lava todas as louças p/ mim e da uma faxina geral na casa.
    Sei que devem estar pensando mas é um bichinho inofensivo come os insetos não transmite doenças e coisa parecida. Escuto isso desde criança, hoje já estou com 35 anos e o medo pavor e tudo que vocês possam imaginar eu sinto, as vezes eu deixo de viajar e nas casas das pessoas que gosto pois, as mesmas acham que é frescura minha e muitas vezes quando viajo durmo dentro do carro,principalmente quando vou em algum lugar e vejo, e realmente eleas estão por toda a parte, mas eu não aguento mais tenho pesadelos com este bicho nojento,minha irmã me disse que tenho que fazer terapia, estou começando a achar que ela tem razão, pois, já não aguento mais este medo que sinto. Por favor me ajudem ” será que estou louca”? Obrigada e me envie um e-mail o mais rápido que puder.

  27. Thiago disse:

    Hoje eu vi a coisa mais bizarra! estava no meu quarto quando vi uma lagartixa dando esses ‘gritinhos’.. quando percebi uma lagartixa adulta estava comendo uma menor VIVA! ela ja estava com a metade do corpo ingerida, lutando ainda pra sobreviver, mas não deu nenhuma chance :S

    alguem já viu isso?

  28. Vivi disse:

    Elas sentem dor, gritam no entanto são totalmente inofensivas aos humanos.Os meus gatos estão sempre trazendo alguma …calma…sempre consigo salva-las mesmo algumas ficando sem rabinho…Os meus gritos assustam mais…A cicratização é rapida no entanto elas semtem DOR.Quem não gostar ou tiver nojo..tipo barata ..faça barulho ou assopre que ela sai rapidinho.

  29. janda disse:

    eu odeio esse bicho não consigo nem olhar e longe pareca que vou morrersom eu nao sei se faz mais nojo sei que dá

  30. sarah disse:

    puxa e cada uma que a gente ler!mas eu nao vou pisar nessas pobrezinhas pra saber ser elas gritam elas são uns amores extermina pra mim de graças baratas nojentas!!!

  31. Nathaly disse:

    Tenho sindrome do panico de largatixa !!! quando eu vejo eu corro, quando eu vejo grito, choro passo mal. pra mim ela é um jacare ou um dinossauro que não evoluiu!!! eu não mato nem encosto, mas eu imploro pra quem tiver matar. uma vez quando faltou agua aqui em casa, uma largarixa caiu num balde que minha mae tinha enchido. :O ela ficou lá boiando a madrugada toda, no dia seguinte quando eu acordei que fui olhar pra ela. a desgraçada se mecheu. fiquei com tarquicardia !!!

  32. Juliana disse:

    Acabei caindo neste site quando entrei no google para pesquisar sobre largatixa. Minha mãe diz que largatixa emite sons, mas eu, sinceramente, não vou parar para observar nenhuma gritando. Tenho 32 anos e não tenho vergonha de dizer que tenho fobia de largatixa. Só de pensar que aquela “coisa” gelada pode tocar em alguma parte do meu corpo, chego a suar frio. Ontem mesmo passei o maior drama, cheguei no meu apartamento (fico sozinha durante a semana), já quase 23 horas, depois de um dia de trabalho estressante, louca por um banho relaxante e tinha uma largatixa no meu box, tentei empurrá-la com a vassoura em direção ao basculante,para que ela saísse para o jardim e eu pudesse curtir minha casa em paz, mas ao invés da ordinária sair para fora, disparou pelo teto e quase caiu em cima de mim. Aí quando caiu no chão, eu aos berros (devo receber uma multa do condomínio por estes dias, por infringir a lei do silêncio), ainda tentei empurrá-la com a vassoura mais uma vez, mas ela vinha na direção do meu pé. Acabei fechando a porta do banheiro e me dando por vencida, fui tomar banho na casa da minha prima e dormi por lá. Hoje pela manhã, minha mãe foi tirar aquele troço nojento do meu apê e encontrou ela morta e eu fiquei muito feliz por ter conseguido matá-la! Não sei se foi com a vassoura ou com meus gritos que ela morreu, o que importa é que ela morreu e é menos uma para me encher a paciência! E para quem defende e acha a largatixa um bichinho simpático (entre os quais incluo minha mãe e meu marido) digo que lamento muito, mas é mais forte que eu! Não suporto este bicho e estou com a Nathaly, pra mim é como se ela fosse um bicho enorme, como um jacaré! Fico com certeza com os insetos e com as baratas! Sem a menor sombra de dúvidas.

  33. vilma disse:

    eu também tenho horror a lagartixas,fico com certeza com os insetos

  34. perestrelo disse:

    é verdade elas gritam, ontem a noite estava tudo quieto aqui em casa tinha uma lagartixa na parede derrepente eu ouvi: “DEVOLVE MEU CHIP PEDRROOOOOOOO!!!!!”

  35. kelly disse:

    Nossa tenho várias historias sobre lagartixa mas todas só passaram acontecer depois q peguei pânico delas e isso aconteceu pq esmaguei uma(sem querer)na janela foi tão nojento ela explodiu todo aquele troço de dentro dela foi pra cima de mim,fico até arrepiada só de ver uma.
    Qt a elas gritarem sim eu já ouvi,elas tbm mordem e por incrível q pareça elas correm atrás de mim kkkk.
    chega ser engraçado.
    inclusive tem uma escondida agora na minha casa e msm eu tendo q acordar cedo amanhã eu ñ consigo dormir.

  36. LAURA SOUTO disse:

    IMPRESSIONANTE, MEU PAI DISSE QUE OUVIU ´VÁRIAS VEZES ELAS, AS LAGARTIXAS, CONVERSANDO NA SALA. DEMOS MUITA RISADA E TIRAMOS O MAIOR BARATO DA CARA DELE. ELE ENTÃO, FOI À INTERNET E DESCOBRIU QUE ELAS SÃO DOS POUCOS RÉPTEIS QUE EMITEM SONS E SE COMUNICAM ENTRE SI. PODEM ACREDITAR… HEHEHEHE!!!!!!

  37. eunice disse:

    tenho medo, pavor, panico e tudo que se refere a meo desses bichos malditos, porisso queri o nome de um produto que exterminasse essa praga.

  38. Aline Silva disse:

    Porto Alegre, dez/09
    Olá gente, antes eu não ligava para as lagartixas, mas depois que fui morar sozinha passei a ter medo de tudo que é bicho, ainda mais desses que são muito rápidos, tem uma lagartixa ENORME lá no meu ap que não pára de me dar sustos, esses dias eu fui puxar a toalha para me secar no banheiro e ela saui de baixo da toalha, correu para a porta e começou a subir, ate que se desequilibrou e cai no chão e deu um estouro, dai pensei, que bicho burro, morreu de susto por minha causa, dai ela ficou ali se fazendo de morta por meia hora, e eu passei meus cremes e tal e fiquei ate com pena da bandida, quando peguei a pa e a vassoura para recolhe-la, ela saiu rapidinho, levei o maior susto! Ou seja de burra ela não tem nada, ficou ali se fazendo de morta e eu caí.. desde então tô com um nojo dela, e ela não para de aparecer e me assutar, preciso me livrar dela, alguém tem alguma idéia????

  39. Gi disse:

    Olha o que achei sobre sons de lagartixa:

    Uma lagartixa barulhenta, chamada tokay, vive nas florestas da Malaísia. Esse nome foi dado devido ao ruído que essa lagartixa emite.Freqüentemente se instala nas casas e é muito útil, porque se alimenta de insetos daninhos como as traças. Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura no teto ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai. no mato, a lagartixa vive só defende zelosamente seu território. A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra. Meses depois eles se abrem.

  40. Sabrina disse:

    Sério acredito sim!
    Estou ouvindo agr, estava aqui no pc e tem uma lagartixa fazendo um barulho tipo ” ticoticaticoaah ” nossa muito estranho ! Nunca imaginaria ! Beijos amores!

  41. helio disse:

    Oi Pessoal!
    Gostaria de saber de algum biologo quantas especies de lagartixas existem,pois tenho dúvidas porque todos comentam as de habito noturno que sao as de casa;e as cascudas ou lixas que vivem nos muros e sao bastante crescidas pertencem a outra especie?

  42. Ju disse:

    Nunca tive medo de lagartixas…quando tinha um armario de livros no meu quarto, uma delas morava lá e eu achava “bonitinho”. Só a via de vez em quando… Abria a porta e ela sumia..então achava que pelo menos ela era educada de sair da frente qdo eu aparecia… Hj não tenho mais o armário de livros no meu quarto…e nesse armário estão os meus amados sapatos… Pois é…as bichinhas continuaram aparecendo e eu fui achando engracadinho até que perdi a paciência…Não sei se é medo delas cairem na minha cabeça ou nojinho de andarem nas minhas coisas, mas simplesmente PASSEI A ODIÁ-LAS…e do nada passei a dar chilique quando elas aparecem… começo a chorar, outro dia tirei meu pai do banheiro pra matar uma…depois que ela ME ATACOU (sim, ela me atacou…eu joguei remédio de barata nela e ela pulou em direção à minha cara, sorte que consegui fugir!!!) Ela não gritou não, estava me atacando mudinha… depois a fdp correu atrás de mim e meu pai deu umas vassouradas nela e jogou na privada. Hj apareceu outra no meu quarto e meu pai bobeou e ela evaporou na sapateira…tirei tudo e não achei.. a desgraçada além de nojenta é magica. Estou no colchão na sala, ela venceu, vai dormir no meu quarto e eu na sala… Que ÓOODIIOOO!

  43. Sônia Maria Gomes Castrillo disse:

    Fui pesquisar se lagartixa morde. Adorei as respostas. Apareceu uma pequenininha aqui em casa, que já dei o nome de Tininha.Mas ela anda sumida assim que achá-la vou fotografar. As patinhas dela são a coisa mais lindinha, parece uma mãozinha.Gente pelo amor de Deus não as matem. Se tiver medo peça para alguém tirá-las de lá, mas não as matem.

  44. claudete disse:

    odeio as lagartixas quando vejo uma que logo distancia se possivel mata las alem do som que emitem elas pulam na gente pra atacar com aquela lingua nogenta pra morder a gente odeio esse bichinho rabudo e venenoso .

  45. carlos alberto disse:

    nunca tive medo desde criança so ficava curioso acho elas bonitinhas e bom saber ke elas comem outros insetos nocivos aqui em casa apareceram uma baratinhas africanas sao aquelas pequeninas agora sei porque sumiram kkkk tem uma largatixa aqui que adora ficar escondida na maquina de lavar estou feliz que a clotilde esteja aqui e as baratas nao kkkk.

  46. paulo tancini disse:

    minha esposa tem pavor de lagartixa, e quando aparece uma ela não sossega enquando a mesma não for eliminada (morta)e comprovadamente jogada fora.
    ela joga agua quente, detefom, veneno de barata etc.

  47. paulo tancini disse:

    minha espsa tem pavos de lagartixa.

  48. Gi disse:

    Oi gente, nunca pensei que pudesse encontrar pessoas como eu, morro de medo dessas bichas nojentas… essa semana apareceu uma em meu quarto só que como fico durante a semana sozinha, foi um horroooo, chorei muito e fiquei super nervosa pois não consegui mata a maldita, acabei tendo que dormir no sofá da sala ele me venceu a hora dela vai chegarrrr.

  49. Bàrbara H.N disse:

    TENHO UM TRABALHO PARA FAZER E ESCOLHI A LARGATICHA NAO QUERIA MATAR MAIS ACHO QUE MINHA MAE VAI MATAR PRA POR NUM POTE DE VIDRO E ELE VAI MORRER COM O TENPO MAS SE HOUVISSE O BERRO DA LARGATIXA EU DESMAVA DE SUSTO OU NAO

  50. Bàrbara H.N disse:

    E VERDADE PESSOAL ACHO QUE LARGATIXA TODO MUNDO E ABRAÇOS GI

  51. Rosana disse:

    Sim lagartixa emite som sim, estou morando em Singapura, e por aqui,lagartixa é lixo, tem em todos os cantos, e ouço elas cantando, o som lembra o som que os sapos emitem, ou algo parecido, so sei que é horrivel, alias tem uma morando em minha sala e as vezes ela resolve dar um recital.

  52. Stephan disse:

    Adoros as largatixas, e elas comem quase de todos os insetos!
    Sua alimentação é: Moscas, mosquitos, baratas, aranhas, formigas, muriçoca (mosquitos), escorpiões, mariposas, cupins e libelulas.
    Não se isso vai poder te ajudar, mas se ajudar obrigado^^.

  53. Danilo Ruiz disse:

    Acabou de acontecer comigo!!!!!!

    Apareceu uma na cozinha! peguei meus dois gatos, e uma sessão de tortura começou, depois de um rabo caído, uma pata machucada, e muito peso na consciência resolvi salvar a coitada jogando-a pela janela do 4° andar…rs….eu realmente estava com dó pois já até peguei uma na mão, fuilhotinha, mas havia um pânico em descontrole aqui, enfim…

    Quando segurei ela com uma luva, ela abriu o bocão para mim e soltou um grito!!!!!!!!!!!! e assim permaneceu, foi-se embora voando, mas até agora permaneço em choque!!

    E com o arrependimento ardendo em meu peito!

    pqp!

    =(

    Errei! e Meus gatos apenas brincaram com uma vida, ao invés de seguir seus patriarcas e comer a FDP!

    AAAAAAAAA!

    Dhani

  54. Kassia disse:

    Gente parece ridiculo mais largatixa grita sim!!!!!!
    Ema vez estavamos eu minha cunhada deitadas na cama conversando, quando derrepente uma largatixa que estava na parede deu um gritinho super agudo se esticou e caiu dura no chão!!!
    Eu e minha cunhada nos assustamos pois nunca tinhamos ouvido falar que largatixa grita, ai fomos ver o que aconteceu e a largatixa estava morta..
    Avho que a coitadinha teve um ataque fulminante…
    quando conto isso pras pessoas todo mundo ri da minha cara e não acredita, agóra que encontrei este site tenho como provar que não é mentira….
    LARGATIXA GRITA DE VERDADE!!!

  55. Kassia disse:

    Gente parece ridiculo mais largatixa grita sim!!!!!!
    Uma vez estavamos eu minha cunhada deitadas na cama conversando, quando derrepente uma largatixa que estava na parede deu um gritinho super agudo se esticou e caiu dura no chão!!!
    Eu e minha cunhada nos assustamos pois nunca tinhamos ouvido falar que largatixa grita, ai fomos ver o que aconteceu e a largatixa estava morta..
    ACho que a coitadinha teve um ataque fulminante…
    quando conto isso pras pessoas todo mundo ri da minha cara e não acredita, agóra que encontrei este site tenho como provar que não é mentira….
    LARGATIXA GRITA DE VERDADE!!!

  56. marcos disse:

    ontem a noite madrugada ja eu estava na sala lendo o jornal…. quando olho para porta nao e’ q tm uma lagartixa la mas era gigante tinha uns 15 centimetros… devia ser o macho pq apareceu mais uma menor e a grande ficou tipo q mexendo o rabo e fazendo um barulho muito loco… caraca eu nunca tinha visto isso… pessoal cuidado quando vcs forem durmir principalmente vcs mulheres essas lagartixas andam por tudo q e’ lugar imaginem agora na parte da noite quando vcs estao durmindo uma ficar andando por cima de vcs uheuhuhe… isso pode acontecer nao uheuheuhuehe serio isso pode acontecer mesmo

  57. Cristiano disse:

    possa dar certeza de que emitem som, pois aqui em casa, a muitos anos vivem gerações da mesma familia de lagartixa, nao incomodam e fazem um som parecido com um estalar de língua “tlac tlac tlac…”

  58. Lela disse:

    parece mentira,mas um dia qndo fui dormi vi duas lagartixa correndo pela parede e uma delas gritava, acho q era um casal. e uma coisa engraçada o macho e bigamo ele tem outra.
    A amante a uns dias nao tava gravidinha, mas ontem percebi q ela tem um recenascido,achei muito engracada essa istoria.

  59. marina disse:

    eu ja ouvii e fiquei horrorisada