Coisas boas de Goiás – Geraldinho Nogueira

geraldinho1 Coisas boas de Goiás   Geraldinho NogueiraSou paranaense mas como já estou morando há mais de 20 anos em Goiás, passei a amar essa terra não só pela sua culinária, mas principalmente pelo seu legado folclórico e cultural. E não há como deixar de reverenciar um ícone desse legado: o contador de “causos” Geraldinho Nogueira (1918-1993).
Sua figura humilde juntamente com uma linguagem arcaica típica do caipira, davam aos seus “causos” uma singularidade inigualável. Usava metáforas que lhe eram próprias como “subaquim da perna” (atrás do joelho), “recursim de minguar a toada” (freio), “aluiu” (derrubar), “estambo” (estômago), “esgotamento do mês” (menstruação), “diluimento” (diluído), entre outros, que só faziam aumentar as gargalhadas….
Era uma delícia vê-lo se apresentar no programa regional Frutos da Terra, comandado até hoje pelo seu descobridor Hamilton Carneiro. A imagem dele me é nítida na memória… Seu jeito puro, simples e de bem com a vida eram contagiantes e apesar de ter sido analfabeto, pois dizia: “minha caneta é a enxada na saroba”, era um sábio na arte de narrar e alegrar.
Sua figura humana despojada de qualquer vaidade e de uma simplicidade tamanha era bem ao molde dos “antigos” das fazendas, que até hoje encontramos muito por aí. Ele passava verdade, autencidade, tinha coração limpo, não tinha ambição e nem maldade. Ensinava como poucos que não era preciso de muito para ser feliz.

Neste link, você saberá mais da história de Geraldinho e abaixo links de áudio de apenas três entre tantos “causos” hilários e famosos contados por ele:

O Causo da Bicicleta (ou em vídeo)
O Causo do Marimbondo
O Causo do Osso

Divirtam-se!!  icon biggrin Coisas boas de Goiás   Geraldinho Nogueira

You can leave a response, or trackback from your own site.

38 Responses to “Coisas boas de Goiás – Geraldinho Nogueira”

  1. aaaaaah, minha “coterrânea” goiana huahuah
    Você a essas alturas é masi goiana que eu, acompanhando mais assiduamente Frutos da Terra e afins hehehe
    Geraldino foi um mestre, não foi só um comediante, ou só um matuto… Ele está entre um dos melhores (talvez o melhor) contadores de história que tive o prazer de ver e ouvir, mesmo que somente pela telinha.
    Que ele continue contando muitos casos da vida dele aqui, para os anjinhos no céu hehehehe

  2. Ah! Que legal ler sobre os artistas de Goiás no Ahtrine. Geralmente só conhecem as duplas, mas temos bons comediantes, bandas, artistas mesmos. E Geraldinho foi um deles que tive o prazer de ouvir desde pequenina, imitava sua risada clássica. Parabéns pelo post!

  3. spirandeli disse:

    Esse post foi massa, caí aqui sem querer e fiquei feliz que mais pessoas jovens se lembrem de Geraldinho, sou mineiro e desde minha infãncia escuto e tenho em casa os causos do Geraldinho, quanta pinga já bebi, quanto truco já joguei e até sai do jogo para escutar… Junto a ele ainda temos o Barnabé que é um pouco mais antigo mas chegou até a gravar discos.
    Temos que recuperar essas raízes não só nas nossas mentes mas também nos corações das gerações futuras.
    Parabéns!

  4. [...] Coisas boas de Goiás – Geraldinho Nogueira [...]

  5. Rodrigo disse:

    Verdade, Geraldinho fez bons momentos da minha infância e volta e meia o Hamilton Carneiro reprisa, eu tenho cd´s dele guardados para quando tiver filhos, já que essa alma ilumindada não está mais entro nós.

  6. Jet disse:

    Parabens pelo post!!!Muito bacana mesmo…

  7. Ester Beatriz disse:

    Obrigada gente!!!
    Acho importante falar sobre cultura local e Geraldinho Nogueira merece ser conhecido em terras além Goiás.
    Ele foi e é uma relíquia goiana. :)

  8. Murilo Peres disse:

    O Geraldinho foi um humorista nato. Ele não precisa fazer força para contar algo engraçado. Isso é natural dele.
    Toda vez que estou com saudade de Goiás escuto os causos dele e me lembro como eram bons os dias na fazenda.

  9. johnny disse:

    bomm demaiss esse geraldinho

  10. Joao chagas disse:

    gostaria de adquirir tudo sobre geraldinho

  11. Lauri Maciel disse:

    rapaz, nunca tinha ouvido o geraldinho, gostei muito, agora vivo pesquisando na net, descobri o geraldinho através do orkut de um amgigo

  12. josé junqueira gouveia disse:

    gostaria de adquirir os cds que contem todas as hitorias do geraldinho como fazer

  13. josé junqueira gouveia disse:

    gostei das historia do geraldinho maspreciso dos cds de todas as historias

  14. josé junqueira gouveia disse:

    mande o numero de conta do valor dos cds ou mande por rembolso postal no endereço abaixo josé ,junqueira gouveia rua prefeito mdaniel jorge 553 cep 84220 000 Sengés pr.

  15. sergio roberto disse:

    Acho que Geraldinhjo foi, e continua sendo uns dos melhores comediantes do mundo, com um humor nato e sem apelação, dominou uma cultura brasileira, com seus causos trazia a gente ao nosso mundo de infancia, de lembraça da roça onde vivi a minha infancia e adolecencia, que saudade do mestre do humor, mas tenho certeza que ele sera imotalizado no coração de todos seus fãs, parabeens pela iniciativa de lembrar de um filho tão ilustre do nosso humor brasileiro.

  16. HELIO disse:

    sou fã do geraldinho eu gostaria de baixar os causos do geraldinho.

  17. Paulo disse:

    Bom dia ! Gostaria de saber aonde eu posso comprar cd do GERALDO NOGUEIRA , desde já agradeço ,

    Paulo

  18. Lauro Ramos disse:

    Muito bom, parabéns pelo site…Eu também gostaria de saber como adquirir o CD ou DVD do Geraldinho Nogueira.

  19. Eli Basso disse:

    onde posso comprar o dvd do geraldinho na região de campinas ou são paulo?

  20. Marcus Felipe disse:

    Faço minha as palavras de um cumpanheiro que escreveu mais acima: “já tomei muita cachaça escutando os causos do Geraldinho”, sem contar as boas farras feitas ao som dos causos simples e engraçados contados pelo Gerardinho. Sou mineiro e, fã dos causos caipiras contados por esse ilustre cidadão de Goiás. “Bença Bastião, é sempre!! Ele não falava Deus te abençoe não, fala: é sempre!!! Eu não sei que que é isso”… Bão d+, sô!!!

  21. Bruno disse:

    Correção: “subaquim da perna” num é “atrás da perna” não !! Põe um pouquim de maldade que vc vai ver que é coisa pior, mais cabeluda !!!

  22. Sempre que dá ouço Geraldinho narrando seus causos, de forma brilhante.
    Não houve, não há e muito provavelmente nunca haverá alguém que conte um causo como Geraldinho.
    Sua linguagem caipira não era forçada e seu jeito de contar causos é simplesmente inigualável.
    Um homem simples que infelizmente foi usado por outros pra ganhar dinheiro, sendo que ele mesmo morreu sem colher os frutos de seu trabalho.
    Há alguns anos uma rede de televisão (concorrente da que transmite o programa Frutos da Terra) fez uma campanha pra construção de uma casa pra viúva do Geraldinho, na cidade de Bela Vista de Goiás.

  23. mario disse:

    geraldinho nogueira é o máximo ele é um verdadeiro artista muito legal, gostaria de contactar com algum filho ou filha dele para saber mais detalhes dessa figura maravilhosa que é o geraldinho.

  24. alaor ferreira martins disse:

    geraldinho e um anjo que veio nus vizita,passo uns tenpo aqui dispois subiu pru ceu. mi fez lembra da minha infancia no interior do espirito santo. um abraço pra todos caipira

  25. wilma disse:

    gostaria de adquirir dvds e cds do Geraldinho. Ele é o máximo de nossas raízes.

  26. Tiago Pires disse:

    OrguLho GoiaNo, OrGuLhO BeLa viStEnsE…
    mEu cOntERraneo !

    vLw gErALdiNhO !

  27. Renato Mofati disse:

    PASSEI A CONHECER O TRABAHO DO GERALDINHO A POUCO MAIS DE 03 ANOS!E A COISA FOI ASSIM… AMOR A PRIMEIRA VISTA E VIREI UM FÃ DE CARTEIRINHA!SEU JEITO PECULIAR DE SE EXPRESSAR E ATÉ O VISUAL LEMBRA DO MESTRE MAZARROPI. DENTRE TODOS OS CAUSOS CONTADOS POR ELE, SEM DÚVIDA ALGUMA O CAUSO DA BICICLETA, O CAUSO MARIMBONDO, E AQUELE DA NAMORADINHA DOS ENCONTROS MIUDINHOS!MERECEM DESTAQUES. QUE A OBRA DESTE GRANDE ARTISTA SEJA INSISTENTEMENTE DIVULGADA, PARA QUE FUTURAS GERAÇÕES POSSAM CONHECER AS ORIGENS DO LEGITIMO CAIPIRA BRASILEIRO.UM ABRAÇO DO CAPIXABA RENATO.

  28. Violeta disse:

    O Geraldinho continua muito vivo na memoria de Goiás e há um bom tempo, pela internet, ganhando o mundo…

    Um detalhe: quando ele diz “dilurimento nas tripas” e não “diluimento”, de diluir, quer dizer é “dolorimento”, de dor mesmo…quem é goiano conhece bem essa expressão, muito comum de se ouvir da gente simples das fazendas e povoados do interior goiano…

  29. LINDOMAR FONSECA disse:

    NOSSA,E MT BOM ESCUTAR OS CAUSO DO GERALDINHO;EU Q SOU DA ROCA, MEM INDENTIFICO MT COM ESSAS HISTRIAS;MORRO DE RIR CADA VEZ Q ESCUTO.ABRAÇO A TODOS GOIANOS,EU Q SOU MARANHENSE,MAIS AMO ESSA TERRA.

  30. carlos vieira disse:

    Escutei pela primeira vez estava na casa de meu avô e desde então passei a gosta muito e muito engraçado.

  31. Andre Ferraz disse:

    Bom dia todos. Alguem pode me informar onde consigo comprar um CD do Geraldo Nogueira. Obrigado

  32. André Ferraz,

    Favor entrar em contato comigo pelo e-mail cristiano s vieira @ gmail . com

  33. elmo clayton disse:

    Ele era artista nato. Que Deus tenha lhe dado o descanso e a paz.

  34. wlmar soares disse:

    Uma magestade,num corpo tão simplis.para ser magestade não precisa comer caviar.basta comer arroz com pigue e ficar.goias terra boã..terra de geraldinho…

  35. vitor disse:

    geraldinho nogueira

  36. rosemary santos disse:

    Olá, gostaria de comprar uns cds de Geraldinho Nogueira, gostaria de saber onde encontro?

Leave a Reply