Meninas mulheres, o que você acha disso?

A garotinha é realmente linda, Natália do Amaral Stangherlin, de 5 anos, venceu o concurso Mini Miss Mundo na quinta-feira (21), realizado no Equador.

O que me chamou a atenção, foram as fotos de divulgação.

minimissmundo1 Meninas mulheres, o que você acha disso?

Alguma criança de 5 anos precisa realmente de blush, gloss, balaiage e foto fazendo biquinho para se tornar miss?

Tudo bem, toda menina já brincou ou sonhou ser miss, pegou maquiagem da mãe, irmã, calçou sapatos de salto e isso era brincadeira, não negócio.

Mas tenho percebido um constante aumento de fotos onde crianças fazem caras e poses mais sensuais em fachadas de loja e na mídia em geral. Se ontem, meninas de 13, 14 anos fotografando campanhas sexys, produzidas com aparência de mais velhas parecia absurdo, o que dizer disso?

Não é nenhuma novidade concursos de beleza infantis, muito mais por ego das mães, do que por vontade das crianças.

Lamento ainda que um país como o nosso, onde uma criança de 3,4 anos dançando “na boquinha da garrafa” vire gracinha de família e vá parar no youtube, seja normal. Eu acho o fim.

Porque querem tornar meninas na primeira infância em modelos com sex appeal?

Na minha opinião, criança deve ser criança, elas vão ter a vida toda para se preocupar em gastar com cabeleireiros, maquiagem e afins. Não venham me dizer que uma menina de 5 anos se diverte horrores com uma rotina diária de salão de beleza, fotografias e afins. Quem já trabalhou, ou conhece o meio, sabe que é cansativo, demorado e glamour só no resultado final.

Será que já foi-se o tempo de brincar de princesa e sonhar com simples beijo do príncipe encantado? Tô errada ou sou retrógada demais?

P.S: Palavras da Ester Beatriz

Eu, como mãe de três, estou de pleno acordo com a Dani. Acho que o desejo de glamour quando envolve bebês e infantes parte mesmo das mães, até porque crianças nessa idade não tem o menor poder de escolha ou decisão.
Acho que tudo tem o seu momento e nada contra atender um convite para um comercial, um editorial e tal, mas desde que sem excessos. Sou contra transformar isso em profissão tirando da criança o direito de ser uma criança normal. É a melhor e mais curta fase de um ser humano e precisa ser curtida como tal.
No caso da pequena miss Natália a questão é ainda mais preocupante. Não creio que seja saudável esses concursos de beleza infantil quando caracterizam essas crianças de tal forma que pareçam tudo, menos crianças. Não vejo nada de fashion nisso. Eu prezo pelo romantismo onde uma criança tem que fazer jus à sua idade e ao seu momento. As meninas principalmente, terão tempo no seu devido tempo, de serem e/ou parecerem sensuais. Acelerar esse processo pode ter consequências desastrosas na formação da personalidade dessa criança na minha opinião.

You can leave a response, or trackback from your own site.

46 Responses to “Meninas mulheres, o que você acha disso?”

  1. Tine Araujo disse:

    Concordo contigo! É mais vontade das mães do que das crianças! Uma pena!

    Bjs

  2. Vivianne disse:

    Olha, eu até concordo. Mas, eu tenho uma irmã de 7 anos que por mais que eu leve ela pra ser criança em lojas de brinquedo, festinhas, brincadeiras, zoológico etc, ela sempre me pede é um batom, uma roupa da moda, uma bota com salto alto (isso me recuso!!)… No caso, não é influência da família, pelo contrário… Bom, seria da mídia? Sei lá…

    Fiquei com medo dessa menininha. Parece uma mulher-anã. Tipo a noiva de Chucky O.o

    • karlla beatriz disse:

      eu queria ser ela mais e a vida ela não e feia ela e linda mas deus fez as pessoas do jeito q ele quis pode reclamar!!!!

  3. Semanas atrás passou um programa falando disso, não lembro em que canal. As meninas, de madrugada, esperando pelo desfile, sem poder deitar pra dormir porque estragaria o cabelo e a maquiagem. Acredito que as crianças dizem que gostam mais pra agradar aos pais que a si mesmos. Aparecia na reportagem, inclusive, mães falando que elas sim que queriam participar dos concursos, elas que insistiram pra que as filhas estivessem lá.
    Até acho que podem ser feitos concursos sim. A menina que ganhou é linda. Mas respeitando horários de crianças. E com crianças com cara de crianças, nada de maquiagem, pranchinha, luzes, nada disso…

  4. Não tem nem como discordar das suas palavras, Dani. É ridícula esta exposição de crianças (meninas e meninos, embora eu concorde que muito mais as meninas) a uma vida que não deveria ser a deles, nessa idade, para satisfazer o ego das mães que sonharam, mas nunca participaram de um concurso de misses. Não acho esta atitude diferente de colocar uma criança para trabalhar numa fábrica ou colheita – apenas PARECE ser algo menos violento contra a infância, porque parece ser uma brincadeira, um sonho.

  5. Muito boa a sua colocação, Dani. Infelizmente, acredito que o problema não está somente nestas mães (e pais) que vestem e tratam suas crianças como se adultas fossem. Percebo que as próprias crianças estão criando um imaginário diferente, possivelmente motivado pela mídia que lhes ensina a pensar muito adiante do seu tempo. É triste e vergonhoso, porém constato que a fase da sensualidade já passou. Agora vivemos a era da sexualidade explícita.

  6. rics disse:

    Sabe, depois que minha filha nasceu eu tenho pensado muito nisso.

    Eu quero que ela seja criança o máximo possível, brinque, se suje um monte, se divirta com desenhos animados e tudo o mais o que uma criança faz pra ser feliz.

    Morro de medo de transferir pra ela as minhas próprias expectativas e transformá-la numa criança infeliz e numa adulta frustrada.

    Belo post, parabéns!

  7. sem contar nos perigos da pedofilia, com tanto pedófilo por aí, uma menina de 5 anos sendo exposta desse jeito é um perigo. uma ótima semana pra você.

  8. Bru Simionato disse:

    eh.. realmente, mto triste..

    mas ela ficou lindaaa *____*

  9. Leno disse:

    credoooooooo! uiii

  10. Lecticia disse:

    Acho o fim do mundo meninas de 5 anos que comemoram o aniversário em salões de beleza com as amiguinhas enquanto suas mães estão fazendo seus 40, 50 anos em buffet infantil.

  11. Lia disse:

    Dani, tá certíssima! E ainda acho que vai além de ser apenas modelo. Com essa idade eu usava vestidinhos, tiaras de cabelo, tênis ou sapatinho boneca. As meninas de hoje usam roupas de adulto, jeans, botas com plataforma, unha vermelha, casacos compridos e maquiagem…
    Acho sadio que as meninas sejam vaidosas desde cedo, mas tem limite, né? Minha maquiagem aos 5 anos era um estojão de criança e eu não usava pra sair, só pra brincar.

  12. Kel Ribeiro disse:

    Dani,
    Concordo com vc, em tudo!
    Meninas brincando de boneca hoje em dia é quase impossível, os meninos trocaram o carrinho pelo vídeo game e computador. Temos um exemplo, a Maísa do SBT, aquela menina parece um robôzinho, com apenas 06 anos brigando por ibope com a Xuxa, onde já se viu? O que se passa na cabeça de uma criança dessa? Isso é tipo de preocupação que uma menina de 06 anos deve ter? Tem pais que colocam nas costas dos filhos a responsabilidade de serem bem sucedidos, isso está completamente errado. Vc acha que uma menina dessa vai querer fazer uma faculdade, cursos entre outras coisas? Jamais, pois vai colocar na cabeça que chegou onde chegou sem nada, pq agora precisa disso.
    Lamentável!
    Parabéns pelo post e pelo blog!
    Beijos

  13. Só agora li o PS da Ester Beatriz, com quem empato no número de filhos e concordo na opinião. Parabéns, complementou o post de forma magnífica.
    Kel, eu faria uma retificação no seu comentário. Dificilmente é a menina Maísa que esteja brigando por ibope com a Xuxa. O Silvio Santos, os pais dela, empresário, estes sim. À menina só cabe fazer o que mandam e perder sua infância.

  14. Rafaela disse:

    concordo com utod o que falou.
    acho que isso é exploração infantil e mais…
    acho mesmo que é abuso..
    erotizar as crianças por um capricho é muita irresponsabilidade…

  15. Talita disse:

    Acho um absurdo a exploração infantil. A criança era para ser vista como bonita pelo simples fato de ser criança. Não monta-la como a Gisele. O filme pequena miss sunshine mostra a luta que uma criança trava com a sua família para poder participar de um consurso como eses.
    A mãe deveria preservar a imagem da filha, a miss parece ter 15 anos fazendo biquini.
    sem maiores comentários …

    bjo

  16. Flávia disse:

    Tive a mesma sensação quando vi essas fotos. Numa época em que o combate a pedofilia é tão grande, fotos “sensuais”, “provocantes”, enfim, coisas desse tipo, chega a ser um contra-senso

  17. Infelizmente, as crianças de hoje estão mais focada a beleza.

    Acho ridícula, uma adolescente de 15 anos já ter feito 2, 3, 4.. cirugias plásticas.

  18. Kel Ribeiro disse:

    Enio,
    Tem razão.
    Infelizmente ela está apenas sendo usada.
    Um absurdo imenso!
    Abs

  19. Ela me lembra uma daquelas meninas do Little Miss Sunshine, o concurso infantil no filme de mesmo nome. Pra mim, de todas aquelas aberrações, a mais linda é a Olive, papel da fofíssima Abigail Breslin. E falo isso de verdade.

  20. Lígia disse:

    É realmente preocupante. Já ouvi falar que as crianças se inspiram muito no comportamento dos pais, e acredito que seja verdade. Eu mesma vejo muitos comportamentos que “puxei dos meus pais”. Aí entra a questão de saber moderar e instruir a criança a dar o devido valor as coisas. Mesmo porque além de todo o stress de um concurso há a frustração de não ganhar… para cada concuso, 90% das crianças saem chorando ou tristes porque perderam… Dà o maior dó!!!

  21. Dani, muito me admira, pessoa com invejável inteligência, publicar uma matéria assim, aos pedaços. Com tantos acessos à internet, você poderia ter visto de que forma era realizado este concurso, com brincadeiras e desfiles infantis. Salientando não apenas a beleza, mas também a desenvoltura e inteligência das crianças.
    A Natália tem apenas 5 anos e está no primeiro ano, sabe ler e escrever qualquer coisa, inclusive fala espanhol, brinca, faz ballet e natação. Possui ums coleção de mais de 200 Barbies.
    Quanto às fotos peço que os leitores ignorantes pesquisem em toda e qualquer agência de modelo como são as fotos e dizer também que a maldade e a pedofilía está na cabeça de cada um ue escreveu um comentário maldoso, pois aquele biquinho, a Natália faz toda vez que se despede de nós(pais), acompanhado da frase: beijo de passarinho, fiquem com Deus e com os anjinhos.
    Portanto peço encarecidamente que se alguém não está contente, por favor entrem em contato comigo, como várias pessoas da imprensa inteligente e nada sensacionalista ou cuidem mais de suas próprias vidas. Att Daniela Stangherlin

  22. Eduardo disse:

    Confesso que fico feliz de ver que uma brasileirinha é vencedora do consurso. Mas não posso deixar de concordar com a Dani e com a Ester (que também é mãe): a mídia expõe demais essas crianças mostrando-as como adolescentes precoces e não como crianças.
    Há pouco tempo atrás as meninas eram reprimidas simplesmente por usar batom: “Isso não é para criança”, diziam os pais.
    Crianças têm que ser crianças, pois em muito pouco tempo serão adultas de qualquer jeito.

  23. [...] A Dani Koetz, do Ah! Tri Né! também publicou um texto sobre a menina. Concordo com o ponto de vista [...]

  24. sou mae de 3 meninas e nunca jamais esse tipo de ideologia vingou aqui em casa. Sempre fui menina muleca de brincar, me sujar, usar tênis subir em árvore, usar calças rasgadas e ser criança.
    Essa “teoria” consegui passar felizmente pras meninas que hoje com 10, 9 e 7 anos não andam por ai desejando último batom, grife, 450 Barbies, sapatos caros e nem são meninas que vão “armadas” e escovadas pra escola e acima de tudo sabem que são belas e acima de tudo são muito felizes, pq a real beleza não vem de coisas fakes e muito menos uma criança deve ser submetida e esse tipo de imposição afinal ela é criança.
    É por isso que apoio com louvor a campanha da DOVE pela real beleza das meninas inclusive tem uma propaganda no youtube que se refere a isso.
    As pessoas impoe que seus filhos tem que ter cabelo x ou y, ou olho assim assado pra ser feliz ou ser aceito ou ser belo e não é nada disso.

    Vi que a mãe da menina comentou e na minha opinião a filha dela é MUITO mais linda com o rosto ao natural e angelical que deus lhe deu.

  25. Mayara disse:

    Concordo plenamente com você… A cada dia as crianças estão mais precoces, e isso me assusta. Muitas vezes, fico pensando seriamente em não ter filhos, porque parece que a cada dia vai ser mais difícil criá-los (principalmente as meninas), devido a tantos apelos da mídia em relação a moda, consumo e sexualidade. Como a educação dos pais pode resistir a tantas “tentações” do mundo externo? Acho um crime o que fazem com essas crianças… como você disse no seu post, elas são apenas crianças, e é isso que têm de ser. Criança tem que brincar na rua, se sujar, cair, ralar o joelho, brincar de boneca ou carrinho, subir em árvore… enfim, acho que tudo isso tem se perdido a cada dia, e é muito triste perceber essa realidade.
    Parabéns pelo post e pelo blog! Favoritei, ok? :)

  26. amanda disse:

    esta menina e muito linda

  27. Cyn Cardoso disse:

    Crianças deveriam ser tratadas, vestidas e fotografadas (se for mesmo necessário) como crianças. A menina é linda, mas as fotos me assustaram. Me assustaram pois ela não parece uma inocente criança. Parece um protótipo de candidata a posar no paparazzo.
    A mãezinha dela que me desculpe, mas sendo mãe ela deveria ser a primeira a não gostar dessas fotos que beiram ao vulgar. Ela é apenas uma criança de 5 ANOS!

  28. claudia disse:

    oiiiiiiiiiiiiiiii queres ser minha amiga

  29. jessica luana disse:

    a perfeiçao física chegou nessa garota e ficou,
    [Obs:] se essa garotinha está assim com 5 aninhos imagine com 15, 18…

    prefiro nem comentar
    bzox adorei participar do comentário

  30. bom apersar dessas lindas meninas de 7 anos quererem ser miss eu acho que primeiro vai temque curti a infançia mais se é isso que elas querem tudo bem bom eu aqui falando eu com 8 anos de idade ja queria me maquiar e pensar em ser miss mais hj me arrependo por não ter curtido a minha infançia mas ja fui ja fui xamada por um homen que trabalha numa inpreza de crianças modelos sim porque tenho cabelo loiro e olhos castanhos axo aqui que todas essas crianças lindas presizam é mais curti a infançia depois pensão em maquiajem minha de 16 anos ja e modelo comercial ela falo que ja tenho corpo e rosto para ser miss ou modelo um produtos de comercial tbem beijão galera

  31. amANDA disse:

    natalia voce e linda que se minha amiga eu vou participar de um comcuso de beleza

  32. julia disse:

    adorei as fotos,paresem modelos,podia ficar melhor se estivese mais fotos
    bjs

  33. thayna disse:

    eu acho isto ridiculo! porque eu sou adolecente sou cantora e modelo fotografica desde 2 anos de idade nada a ver!

  34. ana paula disse:

    o…a mini miss q ganhou tem o meu nome o q guria linda q inveja

  35. jorge .T.O disse:

    Atualmente vivemos numa epoca em que a ambicao,o egocentrismo e o materialismo; fascinam e cegam a visao da sociedade num todo. Apoio o ponto de vista da Dani Koetz ; criancas tem que falar, brincar… agir como tal . Nao devem perder (a infancia )uma fase tao bonita, rica e construtiva para a formacao humana.

  36. Reginaldo disse:

    PAIS E MÃES DEVEM EVITAR COLOCAR OS FILHOS E FILHAS EM CONCURSOS DE BELEZA E AULAS PROFISSIONAIS DESDE A PEQUENA IDADE, POIS ISSO JÁ OS TRANSFORMAM COM PENSAMENTOS ADULTOS, ACABANDO COM A INFÂNCIA DOS MESMOS. pOR ISSO HOJE SÃO POUCAS AS CRIANÇAS INFANTIS EXISTENTE!

  37. isabela disse:

    na minha opinião as crianças não devem ser forçadas mas se elas pedirem tudo bem..oq seria das novelas sem as crianças..e ainda ela é muito linda. e se ísso é sonho dela ela tem que seguir!

  38. elizabethy disse:

    oiii eu queria ser modelo mais o povo dis q eu so bodelo mais n so e eu queria ser mais ninguem nunca me scolhe pra ser modelo meu numero para contato e34441455

  39. Lays Souzah disse:

    nossa essa menininha é muito linda, eu sempre quis ser modelo ou miss é o meu sonho eu também sou estilista de moda e faço verstidos lindo que as modelos desfilam mas eu gosto do meu trabalho mas o que eu queria ser mesmo era modelo…
    um beijo e boa sorte siga a sua careira e se voc ver que as pessoas não gostam do que voc faz tenta mudar (obs: esse é um conselho meu)
    beijos com amor ?

  40. carol disse:

    Oi,
    acho um absurdo essa menina estar usando isso tudo de maquiagem e s mãe dela deve estar mais orgulhosa do que a propria filha que fez essas fotos,essa menina ja está tendo uma mudança no seu desenvolvimento, pois já vai se acostumando a andar assim e a cada dia não vai querer saber de brincadeiras da sua idade e pode até ficar mitida frente aos seus amigos, uma criança que tem uma mãe que deixa fazer essas coisas ou até que influencia, vai ser uma criança com um complexo de magreza e só pensando na beleza, na estética maleficiando sua saúde, podendo até causar transtornos alimentares, como eu ja vivi em meus consultórios, sou nutricionista e maior defeito dessas meninas está na sua própria casa, a mãe.

  41. mirielly disse:

    eu sonho em ser modelo ,por favor eu sou de alagoas,eu peco por favor…………………..

  42. larissa disse:

    Ai! Gente deixa as crianças fazer seus sonho. Eu sou uma criança e sempre quis ser modelo . E ainda quero ser miss. Crianças tem cabeças pequenas gostam de fingir que já e grande. eu sei que e bobagem mas deixa.É perigoso é mas cada criança em seus jeito de ser: mitida,linda,feia,inteligente e burra . Mas o que impota e ser criança !!BJS BAY BAY………

  43. luisi disse:

    oque eu nao gosto é que todaas as crianças bonitas tem que ser loiras meu sobrinho nao eloiro e moreno dos olhos verdes ele é a coisa mais linda que ja vi entao para os que acham so loiros bonitos que se foda se

  44. giordana disse:

    Eu concordo e tambem eu acho a menina ridicula ela e muito feia!
    Mau gosto quem acha ela bonita.

  45. giordana disse:

    E eu so uma criança tambem.Eu tenho o cabelo cor de mel e os olhos da cor de mel igual o meu cabelo quando eu vou passear todo mundo me olha e fala que eu so uma princesa linda!

Leave a Reply