O look das Harajuku Girls

harajuku1 O look das Harajuku Girls

O estilo Harajuku, nome que deriva de uma área popular ao redor da Estação Harajuku de Tokio, ponto de concentração de jovens de várias tribos e estilos, é uma tendência fashion que vem causando furor no Japão. Quem um dia tiver a oportunidade de viajar à Tokio e quiser conferir de perto essa subcultura teen, basta dar as caras por Harajuku preferencialmente aos domingos, dia de maior concentração desses grupos.

O Harajuku engloba estilos variados como:

Visual Kei ou “visual rock”, é um look ligado ao universo musical, caracterizado por sua maquiagem marcante e cabelos estilosos e bem coloridos.

Ghotic Lolita , é um look bem vitoriano, inspirado em princesinhas e bonecas de porcelana com roupinhas cheias de rococós, podendo variar de algo bem preto até o branco e gracioso.

Kawaii, que é um visual assim mais fofinho, tipo parece com aquelas roupas feitas para crianças. O look inclui acessórios como brinquedos e bolsas com caracterizações de animes.

Cosplay, esse mais conhecido de todos. Pessoas se vestem igual os personagens de mangas, animes e video games.

Essa tendência não é recente, já vem contagiando os jovens orientais desde a década de 90, e claro atraindo os gostos e olhares ocidentais.
Como eu devo ter nascido de olho puxado em outra vida, admito que salvo algumas exceções esse estilo me seduz bastante. Acho bonito. Gostoso de ver. Deve ser bem maneiro estar desencanado e assumir um look que mais parece ser de um universo paralelo. A sensação de se sentir dentro de um anime, ou de um game ou de se sentir uma boneca deve ser viciante. Dá pra entender porque o estilo sempre consegue novos adeptos.

Quem quiser conferir uma boa galeria de imagens desse estilo, dá uma passada no  Flickr .

Via MDig

You can leave a response, or trackback from your own site.

5 Responses to “O look das Harajuku Girls”

  1. Felipe disse:

    Apenas uma correção importante, Visual Kei não é um look, e sim, uma cena músical.
    Para mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_kei

  2. Ester Beatriz disse:

    Desculpe Felipe, mas caso você tenha lido o link em inglês que deixei em Visual Kei ou mesmo o conteúdo do próprio link que você deixou, entenderá que o look Visual Kei é justamente inspirado nesse movimento musical. Ou seja, os músicos desse movimento se caracterizam pela ênfase que dão à aparência fazendo com que música e a imagem estejam intimamente ligados.
    Eis um trecho no Wiki:
    “Apesar de ser um termo a princípio referente à imagem das bandas, “visual kei” pode referir-se também à música das mesmas…” ;)

  3. Pablosnr disse:

    bah! Ester e dani,

    se vcs curtem mangás, aguardem o meu tcc em breve!

    =)

  4. Wallace Souza disse:

    Recebeu meu mail falando da festa no RJ?

  5. Fábio Garcia disse:

    Desulpem galera, mas quem viu Blade Runner sabe muito bem de onde este look saiu!

Leave a Reply